Inclusão nas empresas e na liderança

Nesse artigo foi feito um dossiê da diversidade e da inclusão nas empresas e na liderança, para você saber o que são esses termos, e ainda, como implantar na sua gestão.

Inclusão e diversidade nas empresas e na liderança 1

A inclusão e diversidade nas empresas e na liderança é extremamente necessária para dar riqueza às tomadas de decisão e trazer um outro olhar para os negócios.

O que é diversidade na empresa?

Quando se fala de diversidade, tem-se que pensar na inclusão dos mais diversos grupos de pessoas, com diferentes origens, culturas, idades, gêneros, experiências e toda sorte de vivências possível. Não é apenas fazer a contratação de algumas mulheres e algumas pessoas com deficiência, vai para além desse conceito.

A diversidade corporativa mostra como a empresa é responsável socialmente em criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Nesse ambiente, qualquer colaborador, independente de raça, credo, gênero e outros, tem acesso às mesmas oportunidades, espaço e respeito.

Diversidade de gênero na Liderança

É sabido que os cargos de chefia têm sua ocupação em sua maioria por homens. Essa cultura se dá, muitas das vezes, pelo fato de as mulheres serem mais cuidadoras da família e “supostamente” não poderem se dedicar ao crescimento profissional.

Um exemplo é a criação dos filhos, o estudo Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil do IBGE aponta que o nível de ocupação das mulheres de 25 a 49 anos vivendo com crianças de até 3 anos de idade é de 54,6%, enquanto o dos homens foi de 89,2%. Isso mostra que as mulheres saem de seus empregos para cuidar da prole.

Mas não é só a mulher que deve ser responsabilizada por essa estatística, pois os homens, quando se trata de equidade de gênero na liderança, precisam ser agentes de transformação.

Estratégias para incluir mais diversidade na empresa

Muitas empresas tentam se modernizar e não estacionarem em relação ao seu pessoal, principalmente para contribuir para as causas de inclusão. Para tanto, utilizam de estratégias para realizarem o feito de forma que consigam acolher a diversidade e, também, alcancem seus objetivos financeiros.

Veja algumas dessas estratégias:

  • Treinar as lideranças para o conhecimento da Diversidade, Inclusão e Igualdade de Tratamento;
  • Contratar profissionais em nível gerencial que compreenda e saiba fazer avaliações para a contratação de mulheres, e também de pessoas de cada um dos grupos de minorias;
  • Incentivar as pessoas da empresa a serem agentes de transformação promovendo espaços de convivência para que isso se torne corriqueiro;
  • Fazer palestras de conscientização sobre preconceitos, estereótipos, racismo estrutural presente na sociedade e, se for observado, na empresa mesmo;
  • Promover debates e construir novos caminhos com a ajuda de toda a equipe;
  • Possuir um setor de RH livre de preconceitos e aberto à diversidade e inclusão;
  • Desmistificar conceitos arraigados sobre sexualidade e gênero dentro da empresa, para assim construir uma cultura de apoio, tolerância e respeito, independentemente da orientação sexual.
  • Contratar pessoas com mais de 50 anos para combater o preconceito etário, para isso ter combinações com o RH para repensar o processo de contratação e também para ter vagas que contemplem essas pessoas;
  • Investir em processos seletivos acessíveis e inclusivos para PCDs (pessoas com deficiência);
  • Ter os itens de acessibilidade que os profissionais necessitam para atuarem na sua empresa.

Fonte: https://www.vanusacardoso.com.br/

Compartilhe

Inclusão nas empresas e na liderança

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também...

Outros conteúdos que você também vai querer ler!

Como aumentar a autoconfiança

Neste artigo, você vai entender como isso é possível e como o processo de coaching pode ser decisivo nesse processo. Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais!

Como desassociar de um problema

Quando criança costumava ouvir um ditado popular “quem nasceu tatu tem que morrer cavando”. Não entendia direito o que aquela frase queria dizer, mas ela me intrigava.

Dicas para um equipe motivada e feliz

Sabemos que existem muitas maneiras de gerir equipes de sucesso. Neste post você vai conhecer algumas maneiras de manter sua equipe motivada, produtiva e feliz.

O que é gestão participativa?

A gestão participativa é um modelo de administração que valoriza o envolvimento dos colaboradores, independente do cargo hierárquico. Veja mais sobre neste post!

Como influenciar positivamente!

Nesse artigo mostro quais as características de líder inspirador, o que é influenciar positivamente as pessoas e, também dicas práticas para ser um bom influenciador.

Eduardo
R. Bento Ribeiro, 13 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20221-430
Copyright © 202X
Eduardo
R. Bento Ribeiro, 13 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20221-430
Copyright © 202X
Atendimento por WhatsApp
Coach, Mentor e Palestrante
Eduardo Coach
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Coach, Mentor e Palestrante
Eduardo Coach
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Eduardo

Copyright © 202X

Site demonstrativo!

Este site serve apenas como demonstração para aqueles que tem interesse em adquiri-lo.

Todas as informações aqui são fictícias e nada é comercializado. 

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade